quarta-feira, 3 de junho de 2020

De Espanha, nem bom vento, nem bom Casamento...

100 anos passados da epidemia da "febre espanhola", como foi designada, fui tentar perceber como os casamentos teriam sido afectados na altura.


Claro que não há informação disponível, "a olho nu" e que esta teria de ser uma investigação digna de uma tese, coisa que, para já, não tenho tempo para fazer...

Contudo, encontrei algo que desconhecia (e que me fez pensar...) num artigo publicado pelo Diário de Notícias em 17 de Março de 2018 (justamente nos 100 anos da 'epidemia que veio de Espanha').

Lê-se, a certa altura 

        "De Espanha nem bom vento nem bom casamento", que nada tem que ver com a doença - refere-se ao vento Suão e aos maus casamentos reais ibéricos - mas que ficou ligado à pneumónica no século passado.

Portanto, as associações que fazemos aos ditados populares, muitas vezes têm origens que desconhecemos. E eu não acredito que de Espanha não possa vir um bom Casamento...

100 anos depois vemos-nos "às voltas" com casamentos de máscaras e receios, devido a uma nova pandemia. Resta-nos acreditar que virão "bons ventos" e que em breve os Casamentos sejam a festa a que estamos habituados e que os noivos merecem!

Até lá... pensamento positivo!

https://bit.ly/2Mqi310





Sem comentários:

Enviar um comentário